Na noite de quinta-feira (20/03), aconteceu a reunião do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), onde diversos temas relevantes para a segurança da comunidade foram abordados. O evento teve início com um importante comunicado sobre o encerramento do período de inscrições para a eleição da diretoria do CONSEG, conforme anunciado na reunião do mês anterior.
Estiveram presentes as autoridades policiais da cidade, secretários do governo do prefeito Ronaldo e membros da sociedade, que debateram diversos temas sobre a segurança pública do município. Dr. Ramon, delegado da Polícia Civil, fez uma explanação sobre as constantes operações de combate ao tráfico de drogas, enfatizando, no entanto, as dificuldades que as autoridades enfrentam com a crescente demanda de casos de violência doméstica.
Outro destaque foi a intervenção do Tenente Lourenço, que anunciou a chegada de três novos soldados à cidade e a implantação da Rádio Patrulhamento via Moto (RPM), uma ação que visa melhorar a cobertura e agilidade nas operações policiais. Além disso, o Major Fumagale, secretário de segurança, trouxe novidades sobre a criação da Defesa Civil na cidade e apresentou o Tenente Everton como o responsável pela pasta.
As vereadoras Jaque e Ivani também se manifestaram durante a reunião, agradecendo o empenho das forças policiais e parabenizando o CONSEG pelo trabalho em conjunto, essencial para a segurança da população, além de se colocarem à disposição.
O Sargento Caldeira reforçou a importância das operações conjuntas entre as forças policiais. O Tenente Lourenço acrescentou que as ações no combate ao tráfico de drogas seguem firmes, com foco na desarticulação de organizações criminosas e mencionou o aumento no número de capturas de procurados.
O secretário-adjunto de segurança, Tenente Aurélio, também fez um pronunciamento, destacando as ações de sua equipe no setor e a recente aquisição de armas "teaser" (taser), que visam reforçar a segurança nas abordagens.
Além dos assuntos operacionais, a reunião abordou temas de conscientização, como a prevenção a golpes e fraudes. Dr. Ramon mencionou a importância de alertar a população sobre os diversos tipos de golpes. Foi debatida a realização de uma semana de conscientização contra golpes, um esforço coletivo para educar a população sobre como se proteger de crimes cibernéticos e fraudes, cada vez mais presentes no cotidiano.
Fábio, presidente do CONSEG, sugeriu a criação de uma Delegacia da Mulher, e também foi discutida a implementação da "Sala Lilás" – um espaço dedicado ao atendimento de vítimas de violência doméstica, pelo delegado Dr. Ramon, que enfatizou a dificuldade dessa implantação.
A reunião destacou o trabalho colaborativo entre as autoridades, com foco na proteção da comunidade e no fortalecimento das políticas públicas de segurança.