Um tema polêmico:
- De um lado os motoboys que dizem ser extremamente necessário o barulho dos escapamentos para sua segurança.
- De outro a população que se incomoda com o barulho excessivo das motos, principalmente durante a noite.
Em uma enquete feita pela rádio Ibaté FM no facebook, 90% das pessoas que responderam, disseram se incomodar com o barulho das motos. Esta enquete surgiu da demanda da população em relação a este incômodo na última reunião do CONSEG, que aconteceu na quinta-feira passada, dia 29/02.
Os escapamentos originais das motocicletas são em sua maioria silenciosos, porém os condutores acabam trocando o equipamento por um mais "esportivo", o que ocasiona o barulho. Geralmente isto é feito em motos de baixa cilindrada. Um fato importante nisso é que o u equipamento original não impede o motoboy, no caso, de trabalhar.
As crianças, idosos e pessoas com enfermidades são os mais prejudicados com este barulho excessivo e ainda tem a questão do autismo, pois existe uma hipersensibilidade a barulhos nestas pessoas.
O fato é que esta discussão parece ser interminável, mas a Lei diz que não pode haver barulho excessivo e nem tampouco modificar equipamentos originais dos veículos que não forem autorizados ou homologados.
As forças de segurança da cidade estão intensificando a fiscalização, a Guarda Municipal, agora incorporada ao departamento de trânsito de Ibaté, pode multa e até apreender os veículos que estiverem irregulares.
E você, o que acha deste barulho? clique aqui e acesse a enquete para responder