Por volta de meio dia desta quarta-feira, uma propriedade rural na estrada que liga Ibaté à Água Vermelha, próximo ao recinto do rodeio foi consumida pelo fogo.
De acordo com informações obtidas no local, o fogo teve origem desconhecida e se alastrou para as baias onde ficam os cavalos. Os trabalhadores conseguiram soltar os cavalos, mas um não resistiu e acabou morrendo em meio às chamas. Muitas galinhas e pintinhos também morreram com o fogo e a fumaça. Existe uma suspeita de que o fogo tenha começado no carro que estava carregado com cana para o trato dos animais.
Com o vento forte, as chamas se alastraram para propriedade vizinha onde moram algumas famílias e por pouco o fogo não atingiu a casa. O desespero tomou dos moradores que tiveram o risco de perder suas casas, uma vez que as chamas estavam se alastrando rapidamente. Uma criança estava a todo custo querendo salvar seu cachorrinho que tinha ficado dentro da casa, uma das pessoas que estava no local conseguir pegar o animalzinho e trazê-lo até seu tutor.
A brigada de incêndio da Raízen de Ibaté foi a primeira a chegar no local para combater o fogo, ao todo foram 3 caminhões pipa e a camionete da brigada. O pessoal da brigada agiu rápido e controlou o fogo que estava indo em direção às casas. Logo em seguida, a Guarda Municipal chegou para dar apoio e proteger o local para que pessoas não adentrassem próximo da fumaça que tomava conta do lugar e organizar o trânsito na estrada.
Os bombeiros também chegaram e foram direto para o foco do incêndio onde tudo começou. Com as chamas contidas e o fogo controlado, uma cavalo foi encontrado morto nas baias e várias galinhas e pintinhos também. A ação conjunta das forças de segurança e a brigada de incêndio da raízen, com certeza foi crucial para que tudo não acabasse em uma grade tragédia.