Na manhã de quinta-feira, 09/05, a GCM esteve em operação no Jd. Cruzado em local conhecido por ser ponto de tráfico de drogas nas proximidades da Rua Benedito Barreto e durante o patrulhamento a uma equipe foi hostilizada e solicitou apoio da Polícia Militar e outras viaturas da guarda, que ao chegaram no local também foram confrontadas com xingamentos e ameaça física demonstrando querer intimidar as forças policiais, pois naquele local eles dominam o território pelo tráfico de drogas.
Um dos indivíduos envolvido no confronto, partiu pra cima dos guardas e jogou um tijolo atingindo o braço de um dos agentes e após saiu correndo conseguindo fugir do local.
Circula nas redes sociais um vídeo que a GCM agrediu mulheres e idosos no momento da ação. Em nota a GCM informou o fato:
"É importante salientar que em nenhum momento durante a operação houve qualquer tipo de agressão por parte das autoridades a idosos ou mulheres, como tem sido alegado de maneira infundada em redes sociais. O vídeo que circula nas redes sociais, alegando tal agressão, é uma distorção dos fatos e não reflete a realidade dos acontecimentos. Além disso, ressaltamos que a mãe do indivíduo que arremessou o tijolo tentou intervir para impedir a captura de seu filho, porém não houve qualquer agressão a ela por parte das autoridades.
A Guarda Civil Municipal de Ibaté reitera seu compromisso com a segurança da comunidade e repudia veementemente qualquer forma de violência e desrespeito às autoridades. Todas as medidas necessárias serão tomadas para garantir a ordem e a tranquilidade pública em nosso município."