Na última quinta-feira, 22/08, foi iniciado uma séria de incêndios por todo o estado de São Paulo. A princípio, os focos de incêndio eram considerados isolados e por causa das altas temperaturas e tempo seco.
Já na sexta-feira, 23/08, a situação se alastrou de forma arrebatadora atingindo toda região no interior do Estado. Em Ibaté, praticamente toda a volta da cidade queimou. Áreas de preservação, hortos de eucalipto e áreas com palhada de cana em chamas, fecharam a cidade fumaça tornando o ar irrespirável. Aviões não conseguiram pousar em Ribeirão preto devido a fumaça. A forma como o fogo se alastrou rapidamente em diversos pontos ao mesmo ponto, é um indício de crime orquestrado.
No sábado, 24/08, com menos intensidade, mas ainda queimando em algumas localidades, a fumaça estava no ar. O Governador Tarcísio de Freitas instalou um gabinete de crise para combater a ação com um grupo formado por Bombeiros, Polícia Militar, Exército, Marinha e Aeronáutica. Duas pessoas foram presas por estarem ateando fogo e uma delas confessou fazer parte do PCC. Um vídeo de colaboradores de uma usina, mostra "armadilhas de fogo" em meio ao mato seco, feitos com vela.
No Domingo, 25/08, a previsão de chuva veio com mais força do que o esperado. Choveu durante todo o dia, apagando de vez o fogo.
As investigações continuam e as forças de segurança estão empenhadas para inibir a ação e também conter novos incêndios.