Um morador de Ibaté registrou um boletim de ocorrência após ser vítima de um golpe de estelionato. O caso ocorreu após ele receber mensagens e áudios via aplicativo de mensagens de um suposto familiar solicitando pagamentos urgentes.
De acordo com o relato, a vítima, que é pai de um empresário, foi contatada por um número desconhecido que utilizava a foto e o nome de seu filho. O golpista, fingindo ser o empresário, pediu que fossem pagos boletos sob a justificativa de que sua conta bancária estava em transição para outra instituição financeira, impossibilitando os pagamentos.
Acreditando estar ajudando o filho, a vítima realizou duas transferências, totalizando mais de R$ 9 mil, para contas ligadas a instituições financeiras.
O golpista ainda tentou solicitar um terceiro pagamento no valor de R$ 2 mil, que não foi realizado pela vítima, porque desconfiou, e entrou em contato diretamente com o filho e realmente descobriu que se tratava de um golpe.
O caso foi denunciado às autoridades, e o boletim de ocorrência foi registrado com a apresentação dos comprovantes de pagamento e conversas como evidência
As autoridades alertam para esse tipo de fraude, que tem se tornado cada vez mais comum. A recomendação é sempre confirmar pessoalmente ou por meios seguros a autenticidade de qualquer pedido financeiro antes de realizar pagamentos. Investigações estão em andamento para identificar os responsáveis pelo crime.