Mais de 2,5 milhões de pessoas se afastaram do trabalho por motivo de doença no ano passado.
É o que mostram os dados da Ministério da Previdência Social. São pessoas que tiveram reconhecido o pedido de benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença.
O benefício é concedido pelo INSS quando o trabalhador precisa ficar afastado do serviço por mais de 15 dias por causa de doença e, para receber, precisa passar por perícia médica.
Em 2023, a principal causa de afastamento foi hérnia de disco. Mais de 89 mil pessoas tiveram o benefício por incapacidade temporária concedido por causa do problema caracterizada pelo deslocamento do disco que fica entre as vertebras e que geralmente causa dor e sensação de queimação e formigamento. Pode atingir as regiões cervical, torácica ou lombar.
A doença ainda é dividida em duas CIDs, que são códigos de classificação. Um dos CIDs lidera o ranking, com 51.453 ocorrências e o outro CID ligado à hernia de disco aparece em 5º lugar, tendo motivado o afastamento de 37.840 pessoas no ano passado.
Em segundo lugar no ranking, sendo a causa do afastamento de 46.964 trabalhadores em 2023, aparece a dor lombar baixa, também conhecida como lombalgia.
E, em terceiro, o mioma no útero, causa do benefício concedido a 41.888 mulheres.
A lista das 10 doenças que mais geraram benefícios por incapacidade temporária em 2023 no Brasil tem ainda, fratura no punho, dor no ombro, pedra na vesícula, hérnia na virilha, transtorno misto ansioso e depressivo e lesão no ombro.
[agenciaradio2]