A Casa do Idoso de Ibaté que fica na Av. São João, em frente às lojas CEM, recebeu esta semana doações do projeto MESA BRASIL, do SESC/SP.
A Casa já tem uma parceria de longa data com o SESC no projeto Mesa Brasil. Os alimentos entregues são utilizados no preparo das refeições servidas na Casa aos usuários. As refeições são lanches, café da manhã e almoço.
No mês de fevereiro deste ano, o contrato de parceria foi renovado em uma reunião realizada no SESC São Carlos. Os alimentos doados pelo projeto são extremamente importantes, além de serem de excelente qualidade.
O projeto Mesa Brasil
Diariamente, toneladas de frutas, verduras, legumes e demais alimentos não utilizados ou vendidos em locais como feiras, padarias, supermercados, indústrias, centrais de abastecimento e restaurantes são descartados. São produtos in natura ou industrializados que não têm valor comercial, mas podem muito bem complementar a refeição de muitas pessoas. O Sesc Mesa Brasil São Paulo nasceu desse pensamento.
Criado em São Paulo em 1994 e, desde 2003, presente em todo o país, o programa funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais. Por meio da coleta e da distribuição urbana, a iniciativa doa alimentos que seriam descartados para localidades onde fazem a diferença.
O Sesc Mesa Brasil São Paulo realiza ações educativas, oferecendo cursos, treinamentos e oficinas aos funcionários das empresas e instituições sociais parceiras. Elas orientam no preparo, armazenamento, aproveitamento integral e diversidade de cardápio — visando, assim, diminuir o desperdício e promover uma alimentação adequada saudável.
Hoje, após 30 anos, a iniciativa atende 95 municípios paulistas e arrecada 6 milhões de quilos de doações (alimentos, produtos de higiene e limpeza e outros itens) por ano. Estes alimentos complementam as refeições servidas a 480.000 mil pessoas atendidas em 1.200 instituições sociais.
Tudo isso é possível considerando à colaboração de 1100 empresas doadoras, que, junto ao Sesc São Paulo, formam uma rede comprometida e empenhada no combate à fome e ao desperdício de alimentos.