Na ultima terça-feira, dia 17, alunos do 8º ano da escola estadual Edésio Castanho, receberam a visita da enfermeira Lillian do Centro de referência da mulher e da psicóloga do CRAS, Nayara Fornazieri para uma roda de conversa sobre conscientização, prevenção e proteção.
Durante o encontro os assuntos foram diversos, como: cuidados com a saúde para meninos e meninas, riscos de gravidez precoce, prevenção da gestação na adolescência, métodos contraceptivos e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
Estiveram presentes 30 alunos nesta roda de conversa, onde ele puderam expor suas dúvidas e experiências
“A roda de conversa proporcionou um ambiente mais acolhedor e interativo, o que foi fundamental para estimular a participação dos jovens”, destacou a enfermeira Lilian. Segundo ela, os alunos puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências, enriquecendo o debate e garantindo que informações técnicas de qualidade fossem disseminadas de forma clara e acessível.
Para Nayara Fornazieri, o resultado da atividade foi extremamente positivo. "A participação ativa dos adolescentes foi um reflexo do quanto essa faixa etária está aberta para discussões que envolvem seu desenvolvimento físico e emocional", afirmou a psicóloga. Ela ainda ressaltou a importância de iniciativas multiprofissionais, que promovem a integração entre diferentes políticas públicas voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes.
O intuito dessas conversas é criar um ambiente de confiança e seguro para que os adolescentes se sentissem a vontade para expressar suas dúvidas e preocupações. A iniciativa visa fortalecer nos jovens a autonomia e responsabilidade em relação às suas escolhas e consequentemente sua saúde.