O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 em São Paulo já está em curso, com datas de vencimento variando de acordo com o final da placa do veículo. Os proprietários devem se atentar ao calendário para evitar multas e juros.
Para carros, camionetas, ônibus, micro-ônibus, motos e similares, o pagamento do IPVA 2025 começou em 13 de janeiro. Quem optar por quitar o imposto em cota única com desconto de 3% deve realizar o pagamento ainda em janeiro, seguindo o calendário:
Também é possível pagar o IPVA em cota única sem desconto, com vencimento em fevereiro, nas seguintes datas:
O parcelamento do IPVA, sem desconto, também segue o final da placa, com vencimentos em: 13 de março, 13 de abril e 13 de maio para o final 1; 14 de março, 14 de abril e 14 de maio para o final 2; e assim sucessivamente.
Caminhões e caminhões-tratores possuem datas de vencimento diferentes:
O Pix é a forma de pagamento preferencial. Outras opções incluem internet banking, aplicativos, terminais de autoatendimento, casas lotéricas e cartão de crédito.
A Sefaz-SP alerta para as consequências do não pagamento do IPVA: multa diária, juros, inscrição na Dívida Ativa e impedimento do licenciamento do veículo. Mais informações podem ser obtidas no site da Sefaz-SP.